quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Megaraptor






O Megaraptor (M. namunhaiquii, Mega Ladrão) foi um grande dinossauro carnívoro e bípede da família dos noassaurídeos, que media cerca de 10 metros de comprimento e pesava 677 quilos, quando adulto. Pensava-se que o Megaraptor pertencia à família dos dromaeosaurídeos, mas com a descoberta de novos fósseis, descobriu-se que ele na verdade pertencia aos noassaurídeos ou até uma nova família de carnossauros. Quando foi descoberto impressionou a todos pelo fato de ser identico a um velociraptor gigante. Sua garra terrível chegava a incríveis 35 cm de comprimento, mas não era como a dos raptores. Seu corpo esbelto e leve lhe dava uma velocidade muito boa para seu tamanho ( 50 km horários). Seus braços longos e fortes lhe davam bastante força para segurar suas presas enquanto seus dentes grandes e afiados a matava. Não sabe-se se sua garra avantajada funcionava como a dos raptores ou se foi apenas uma garra avantajada sem utilidade, provavelmente servia para manter o megeraptor sobre a presa enquanto este a atacava.
Há indícios de que levava seus filhotes para caçar. As crias não corriam risco pois o megaraptor andava em bandos, um grupo numeroso seria fatal para qualquer ser vivo.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pterossauro


Os pterossauros (do latim científico Pteurosauria) constituem uma ordem extinta da classe Reptilia (ou Sauropsida), que corresponde aosrépteis voadores do período Mesozóico. Embora sejam seus contemporâneos, estes animais não eram dinossauros. O grupo surgiu noTriássico superior e desapareceu na extinção K-T, há 65 milhões de anos. Os primeiros pterossauros tinham mandíbulas cheias de dentes e uma cauda longa, enquanto que as espécies do Cretáceo quase não possuíam dentes numa mandíbula que parecia um bico e a cauda estava bastante reduzida. Alguns dos melhores fósseis de pteurossauros vêm do planalto de Araripe no Brasil.
Os primeiros fósseis de pterossauros foram descobertos em 1784 pelo naturalista italiano Cosimo Collini, que os interpretou como sendo de um animal aquático. Foi só no século XIX que Georges Cuvier sugeriu tratarem-se de animais voadores.
As asas dos pterossauros eram constituídas por membranas dérmicas, fortalecidas por fibras, ligadas a partir do quarto dedo, que era desproporcionalmente longo. O pulso contém um osso extra, o pteróide, que ajuda a suportar esta membrana. As asas dos pterossauros terminavam nos membros posteriores, ao contrário dos morcegos atuais, onde as asas são braços modificados. Outras adaptações para o vôo incluíam ossos ocos (como as aves modernas) e um esterno em forma de quilha, próprio para a fixação dos músculos usados no vôo. Os pterossauros não tinham penas, mas há evidências de que algumas espécies pudessem ter o corpo coberto de pêlos (no entanto, diferente do dos mamíferos). O estilo de vida destes animais sugere que fossem de sangue quente (endotérmicos).
A estrutura óssea e a dentição dos pterossauros sugere que fossem animais carnívoros. Outras pistas do seu comportamento são oferecidas por algumas descobertas fósseis:

  • No Chile descobriu-se uma jazida com inúmeros pterossauros juvenis, o que sugere que procriassem em colônias como as aves marinhas atuais.
  • Foi encontrado um dente de espinossauro embebido numa vértebra de pterossauro, o que mostra que eram presas pelo menos deste dinossauro.

domingo, 31 de outubro de 2010

titanossauros




Titanossauros tinham cabeças pequenas, mesmo quando comparados com outros saurópodes. O tamanho da cabeça era semelhante a cabeça de Camarassauros e de Braqueossauros, porém mais alongada. Suas narinas eram grandes ("macronarian") e todos eles tinham cristas formadas por estes ossos nasais. Seus dentes eram como estacas ou lápis, mas sempre foram muito pequenos.
Seus pescoços eram relativamente curtos, já que eram saurópodes, e suas caudas eram longas, mas não tanto como no diplódocos. Enquanto a pelve (região do quadril) era mais magra do que a de alguns saurópodes, a região do peito era muito maior, dando-lhes uma única postura. Como resultado, as pegadas fossilizadas de titanossauros são nitidamente mais amplas do que as de outros saurópodes. Seus membros dianteiros eram atarracados, mas seus membros traseiros eram mais longos. Suas vértebras foram sólidas (não ocas), que pode ser um retrocesso para p parentes mais primitivos. Sua coluna era mais flexível, para que eles provavelmente fossem mais ágeis do que os seus primos e melhor na criação dos filhotes.
Impressões de pele foraa encontradas juntamente com os fósseis, e foi determinado que a pele de muitas espécies de titanossauro era blindada com um pequeno mosaico de pequenas "pedras" .
Enquanto a maioria dos outros saurópodes eram enormes, muitos ficaram de tamanho médio em comparação com os outros dinossauros gigantes.

Braquiossauro


Braquiossauro cujo nome significa "lagarto braço", dado os seus membros anteriores ("braços") serem maiores que os posteriores, era um género de dinossauros saurópode que viveu durante o fim do período Jurássico.seu pescoço tinha 10 metros.Ele Tinha mais de 15 metros de altura,25 metros de comprimento,chegando a pesar 115 toneladas.
O primeiro braquiossauro foi descoberto em 1900 no ColoradoEUA, mas também viveu na área onde se localiza hoje a Argélia e a Tunísia, há aproximadamente 144 milhões de anos, durante o período Jurássico. Esse animal provavelmente não poderia erguer-se nas patas traseiras como mostra o filme "Jurassic Park", pois elas eram mais curtas que as dianteiras. Mesmo assim sua altura lhe permitia, sem esforço, comer as copas das árvores, sua atividade principal.
O braquiossauro passava a maior parte do dia comendo folhas de suas árvores prediletas como as coníferas (um tipo de pinheiros),cicadáceas e ginkgoáceas.Algumas estimativas,baseadas em modelos reconstruídos com ossos e musculatura calculada, situavam o seu peso entre 32 toneladas (Gregory Paul 1988) a 37 toneladas (Christiansen 1997).Contudo estudos demonstam que este animal podia chegar a pesar mais de 70 toneladas. Durante muito tempo julgou-se ser este o maior dinossauro a ter existido. Porém sabe-se agora que váriostitanossauros (o argentinossauro, por exemplo) eram maiores que o braquiossauro. Recentemente foram descobertos outros tipos de braquiossauros sendo eles o supersauro e o ultrassauro,o maior de todos os dinossauros encontrados. Calcula-se que, para abastecer seu corpanzil, comia mais ou menos 2 toneladas de plantas por dia. Apesar do grande peso, podia desenvolver uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Com certeza a terra devia tremer.
Como as narinas desse enorme saurópode ficavam no alto da cabeça, muitos cientistas acreditavam que ele vivia na água, comendo plantas aquáticas no fundo de lagos e rios. Nesse caso seu corpo ficaria debaixo da água e de vez em quando aparecia a pequena cabeça com as narinas através das quais ele respirava. Mas essa teoria foi superada, pois sabe-se que seus pulmões não teriam suportado a pressão da água.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

uma pequena curiosidade sobre os Raptores....

Pra vocês que não dão nada pelo velociraptor...
Se um dia você virasse uma presa de um raptor(velociraptor)...
Ele não morderia seu pescoço,não ia querer você morto não por enquanto...
Iria morder provavelmente na área da sua cintura,ou na sua perna,ele não ia querer que você fujisse,ele não ia querer você morto não por enquanto...
Iria pegar sua garra que era bem grande...
iria cortar seu abdome, com isso consequentemente seus orgãos pulariam para fora...
mais para ele importante mesmo é que você estivesse vivo quando começasse a comer você...

Velociraptor

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
- O velociraptor foi um dinossauro carnívoro e bípede que viveu no período Cretáceo (entre 145,5 milhões e 65,5 milhões de anos atrás).
- Alimentava-se da carne de animais de pequeno e médio porte.
- Caçava em grupo de forma organizada. 
- O velociraptor é considerado um dos mais inteligentes dinossauros.
- Era rápido, ágil e possuía ótima visão, além de um forte maxilar.
-  Possuía mãos com garras fortes em formato de foice. Estas garras podiam medir de 6 a 10 cm. Estas garras facilitavam no momento da caça.
- Possuíam penas.
- As caudas dos velociraptors eram longas e duras. Davam sustentação ao animal quando corriam.
OUTROS DADOS IMPORTANTES:
- Comprimento: de 1,5 a 2 metros

- Altura: por volta de 2 mertos (animal adulto)

- Peso: em média 90 quilos (animal adulto)

- Cor: marrom

- Velocidade: conseguiam atingir 100 km/h

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tiranossauro Rex

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
  • O Tiranossauro Rex era uma espécie de dinossauro que viveu no final do período Cretáceo (145 milhões a 65 milhões de anos atrás).
  • Habitou a região da América do Norte, principalmente o oeste dos Estados Unidos.
  • Era um dinossauro bípede de pernas fortes e braços curtos (1 metro aproximadamente).
  • Era carnívoro e muito feroz. Alimentava-se da carne de outros animais e dinossauros. Alguns paleontólogos defendem a idéia de que este dinossauro atacava, até mesmo, animais de sua espécie.
  • Viviam em pequenos grupos formados pela família (macho, fêmea e filhotes).
  • Possuia mandíbula grande e dentes muito fortes e afiados, sendo que eles tinham, em média, 20 cm. Usavam estes dentes para poder triturar os alimentos.
  • Os machos costumavam lutar até a morte para conseguir o direito de copular com uma fêmea.
  • O nome Tiranossuaro Rex significa "lagarto tirano rei". Nome atribuído pelos cientistas em função de sua ferocidade.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
:
Comprimento: 13 metros (animal adulto). A cauda media de 5 a 6 metros.
Altura: 5 metros (animal adulto)
Peso: entre 4 e 6 toneladas (animal adulto).
Cor provável: verde escuro com manchas claras.
Velocidade: podia atingir (correndo) de 40 a 60 km/h. 

Spinossaurus aegpticus


espinossauro (Spinosaurus aegipticus cujo o nome significa Lagarto Espinho) foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede. Viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região que é hoje o norte da África. Foram descobertos dentes e vértebras de espinossaurídeos no norte do Brasil também. Vestigios de espinossauros também foram encontrados no estado de Maranhão, na ilha de Cajual.
O espinossauro foi dos maiores dinossauro carnivoros que já existiu, com adultos medindo em torno de 6 metros de altura por 12 a 15 metrosde comprimento e pesando entre 4 e 6 toneladas. Possuíam grandes prolongações espinhais nas vértebras de suas costas, as maiores podendo chegar a 2 metros. Esses prolongamentos além de recobertos por pele, talvez tivessem alguma musculatura ou quantidade degordura. Os cientistas cogitam como possíveis funções (independentes, mas não mutuamente exclusivas) dessa vela dorsal a termorregulação (armazenando o calor do sol, dando-lhe a vantagem de ser mais ágil que os outros répteis), exibição (sexual ou para intimidação de rivais) ou ainda uma armação esquelética de uma corcova de gordura similar a de alguns outros animais como touros atuais, que servem para armazenar energia.
Há indícios de que os espinossauros se alimentavam de grandes peixes, e não só de dinossauros como se pode presumir. Esse animal possuía as tradicionais características dos outro predadores, a não ser os dentes que eram retos e não curvados e os braços um pouco maiores e mais fortes. Em 2004 a revista Nature anunciou a descoberta de um dente de espinossauro embebido numa vértebra depterossauro, o que sugere a existência de uma relação predador-presa.
O espinossauro foi descoberto pelo paleontólogo alemão Ernst Stromer em 1912, no Egito. Stromer divulgou um estudo sobre alguns ossos de espinossauro e sustentou a tese de que o animal podia ter sido maior do que o Tiranossauro rex. No entanto, estes fósseis foram destruídos em 1944 num bombardeio contra um museu de Munique, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então, os cientistas só descobriram ossos isolados de esqueletos de espinossauro.
Recentemente foi encontrado um fragmento do crânio de espinossauro medindo um metro de comprimento. Comparado com crânios já conhecidos, estima-se que tivesse no total cerca de 2 metros. Baseado nessas dimensões e em outros esqueletos da mesma espécie, os cientistas calculam que essa criatura teria entre 12 e 15 metros de comprimento e pesando entre sete e nove toneladas, sem duvida o maior predador que já andou pela terra e deixou vestígios. Desta maneira, o dinossauro supera o Tiranossauro rex, cujo maior fóssil já encontrado até agora, batizado como "Sue", mede quase 13 metros de comprimento e possivelmente pesou 6,4 toneladas.